Categorias
vídeo

5 vídeos sobre internet das coisas e a revolução humano-tecnológica

Resumindo de maneira bem direta, a internet das coisas trata das coisas com internet. Ok, deixando as brincadeiras de lado, é quando todos os objetos e aparelhos, como computadores, celulares, geladeiras e automóveis estarão conectados com a internet e, principalmente, conversando em si. A ideia é criar ambientes inteligentes com o intuito de tirar o melhor proveito para aperfeiçoar nosso dia-a-dia.

Um exemplo: geladeiras conectadas poderão analisar quando a garrafa de suco já estiver fora do prazo de validade, pois tudo estará conectado e conterá um chip com informações. Dessa forma – e devidamente programada -, a geladeira entraria em contato com o supermercado onde você está cadastrado e solicitaria uma nova garrafa, assim também como uma lista de outros produtos que você estaria precisando.

O supermercado por sua vez recebe o pedido, avisa a operadora de cartões de crédito e, autorizado, já envia todos os produtos para a sua residência. Se o carro do supermercado quebrar no caminho, a empresa poderá enviar uma ajuda e reformular toda a logística. Enquanto isso a operadora de cartões de crédito já enviará informações para a companhia aérea que você costuma usar e a mesma poderá personalizar seu próximo lanchinho de avião, com o suco de sua preferência. E por aí em diante…

Apesar da aparente ilusão a um filme de ficção científica, a internet das coisas já está entre nós. Somente em 2008 houve mais produtos conectados do que o número de pessoas no planeta Terra. Em 2020, a estimativa é de que mais de 50 bilhões de aparelhos estejam conversando entre si. E o mais interessante é que sempre serão necessários nós, os humanos, para dar alguma pitada no processo. Não, não seremos dominado pelas máquinas. Pelo menos por enquanto.

E para quem está achando tudo isso complicado, relaxe! Todos esses fatores estarão tão impregnados na vida humana que serão tão simples como ter um celular. Abaixo confira 5 vídeos sobre o tema. Divirtam-se, folks!

1. A internet das coisas (conceitos gerais)

2. Como funciona: internet das coisas

3. Benson Hougland no TEDx Temecula sobre internet das coisas

4. Como a internet das coisas está mudando as casas e a indústria global

5. Os 10 melhores projetos sobre internet das coisas

Crédito da imagem: Leon Seibert

Por .ton

Journalist.

1 resposta em “5 vídeos sobre internet das coisas e a revolução humano-tecnológica”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *