Desafios na profissionalização do setor de comunicação em empresas que subestimam sua importância estratégica

A comunicação eficaz é um pilar essencial para o sucesso corporativo, entretanto, muitas empresas ainda relutam em reconhecer seu valor estratégico. Estruturar e profissionalizar o setor de comunicação em um ambiente cético pode ser uma tarefa árdua, até mesmo estressante e angustiante.

A falta de visão estratégica resulta em desafios significativos. A ausência de investimentos adequados e a alocação inadequada de recursos comprometem a capacidade do setor em transmitir mensagens coerentes e relevantes, porém muitas vezes o maior vilão está no modo como a comunicação é enxergada.

Uma barreira adicional é a dificuldade em quantificar o impacto da comunicação, o que torna a demonstração de seu valor tangível um desafio. Sem dados concretos, persuadir a alta administração a priorizar a profissionalização desse setor se torna uma tarefa complexa.

Superar tais barreiras exige a articulação de uma sólida estratégia de conscientização interna, destacando estudos de casos que evidenciam os benefícios da comunicação eficiente. Além disso, investir em capacitação e tecnologias modernas é vital para estabelecer a credibilidade do setor. Em outras palavras: sim, é de passo em passo, grão em grão.

Transformar a comunicação em um ativo estratégico demanda perseverança e um plano de ação bem estruturado. A jornada pode ser desafiadora, mas os ganhos potenciais em eficiência e reputação empresarial fazem dela um empreendimento valioso.

Série “comunicação: do ceticismo à cultura da excelência estratégica”

A partir daqui proponho um caminhar específico. Por meio de casos reais e insights especializados, convido a todos a explorar as possibilidades de elevar a comunicação a um nível estratégico, impulsionando a eficiência e fortalecendo a reputação empresarial.

Nesta série de artigos você e eu iremos mergulhar nas complexidades da profissionalização da comunicação, revelando obstáculos e buscando por soluções práticas, bem como compartilhando os erros. Vamos descobrir como superar a falta de investimento estratégico, enfrentar a resistência à mudança e demonstrar o impacto tangível da comunicação.

Conteúdos

Fase 1: Fundamentos e planejamento inicial

Fase 2: Montando a equipe de comunicação

Fase 3: Estratégias de comunicação

Fase 4: Criação e produção de conteúdo

Fase 5: Presença nas mídias sociais

Fase 5: Relacionamento com a imprensa

Fase 6: Gestão de crise

Fase 7: Mensuração de resultados e melhoria contínua

Fase 8: Adaptação

three black handset toys