6 conselhos para sua manhã ser mais produtiva como freelancer

Recentemente, comecei a trabalhar nos meus sites e blogs em tempo integral. Um dos problemas que comecei a identificar era o fato de não ter horário pela manhã, acabando por cair na tentação de ficar mais uns minutos na cama, que mais tarde tornavam-se em horas completamente improdutivas no meu dia de trabalho. Apesar de parecer algo sem importância, a manhã é sempre um problema na vida de qualquer freelancer, pois ela vai condicionar o resto do seu dia. Se ele começou bem, é provável que acabe bem. Se você se atrasou, o mais certo é que ande o dia inteiro correndo atrás dessas horas perdidas.

Nesses casos, será um duro teste à sua produtividade e à disciplina pessoal, pois são essas algumas das características que podem fazer a diferença entre um freelancer de sucesso e outro que dure poucos meses no mercado de trabalho. E esqueça a mentalidade de “começar amanhã”. A alteração deve ser feita hoje, mesmo que perca algumas horas de sono, ganhando mais rapidamente uma rotina bem definida. Para que consiga fazer isso, vou lhe dar algumas dicas valiosas do que deve fazer pela amanhã para aumentar a sua produtividade:

1. Tenha um horário definido para acordar

A maneira mais simples para começar realmente a acordar cedo é imaginar que trabalha na sua própria empresa. Coloque na sua cabeça que tem um horário de entrada e que isso deve ser cumprido religiosamente todos os dias. Sem isso, andará perdido, acordando uns dias às nove da manhã e outras às onze. Eu, por exemplo, defini que todos os dias (tirando os finais de semana) tenho que acordar às sete horas, tomar um banho e ter um bom café da manhã, para depois estar pronto às oito. Esta rotina faz com que o nosso corpo se habitue a acordar àquela hora, estando sempre em condições de trabalhar à hora combinada.

2. Defina um local de trabalho

Um dos meus primeiros erros a trabalhar como freelancer foi o fato de ficar escrevendo na sala. Apesar de alguns conseguirem fazê-lo, o sofá ou a televisão acabavam sendo grande tentações para manter os meus níveis de produtividade elevados. Por isso, defini um dos quartos como sendo o meu ambiente de trabalho e nesse local tenho apenas livros, a minha secretária e o computador. Assim, fica muito mais fácil de estar focado nos meus objetivos principais.

Confira também  10 coisas que todo profissional de comunicação deve fazer depois da faculdade

3. Utilize vestuário de trabalho

Não sei bem explicar a razão, mas o fato de ficar o dia inteiro trabalhando de pijama acabava por prejudicar claramente a minha produtividade. Parecia que o meu cérebro demorava mais a entrar em “modo de trabalho”. Uma das alterações que fiz foi me vestir como se fosse trabalhar na rua. Isso deixa-me mais focado e torna mais fácil o aumento da minha produtividade.

4. Faça algum esporte

Outra das alterações que fiz na minha manhã foi a prática de um esporte, o que acaba por deixar o meu cérebro bem mais desperto para as horas que se seguem. Por isso, alguns dias da semana deixo reservada uma hora de Yoga, como forma de aumentar a minha concentração e fugir um pouco ao stress que o trabalho exige.

5. Comece pelo mais importante

O mais normal é as pessoas começaram o dia verificando o e-mail ou conferindo o que acontece no Facebook ou Twitter. Isso é uma má opção, pois devemos começar sempre pelo mais importante. Afinal, o que vai alterar o seu dia? É aquela visita no Facebook ou o texto que você tem para escrever no seu blog? Comece sempre pelo mais importante, pois caso aconteça algum imprevisto, o trabalho principal já terá sido realizado. Se ficar concentrado no que é prioritário, fica mais fácil de conseguir boas “ideias de negócio“.

6. Faça uma lista de tarefas

Sem ter um chefe a dizer o que temos de fazer, fica mais difícil a nossa cabeça conseguir se organizar e priorizar aquilo que realmente é mais importante. Por isso, aconselho que tenha um Moleskine e escreva as próximas tarefas a realizar. É uma forma prática e fácil de começar alguma coisa, porque o que muitas vezes o mais difícil é isso mesmo: começar.

Agora deixe a sua opinião. O que costuma fazer pela manhã para melhorar a sua produtividade? Que hábitos tem?

Por Luciano Larrossa.

Painel

Este post foi enviado por um leitor e não representa, necessariamente, a opinião do blog. Isso representa nossa aposta na pluralidade de opiniões e visões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *