Os primeiros passos para montar um projeto para a web

Sei que, muitas vezes, quando temos um job em mãos já começamos a pensar em várias ações em redes sociais, a elaborar pautas, a pensar na construção de flyers de divulgação, entre outros. Mas não se precipite, pois é preciso planejamento antes de colocar a mão na massa.

Então, comece conhecendo o cliente: é pessoa jurídica ou física? O que será divulgado: produto, serviço ou marca? Qual o objetivo: fortalecer o nome da empresa, aumentar o contato com o público-alvo, captar cliente ou vender algo? Qual é o público-alvo: gênero, idade, classe social, interesses, região demográfica, entre outros. São diversos os fatores que se deve analisar para, a partir disto, começar a parte de pesquisa.

Esta parte de pesquisa irei explicar com um exemplo. Vamos dizer que o seu cliente quer divulgar os serviços da empresa na web. Então, você irá analisar como a marca do seu cliente está na web, ou seja, se tem mídias próprias, ganhas ou pagas. Também é preciso avaliar os concorrentes, como são divulgados esses tipos de serviços na web, quais são as marcas fortes, se já é um ramo que tem muita atividade na web e por aí vai. Enfim, você terá um bom trabalho de pesquisa pela frente.

Terminando esses processos, aí sim está na hora de começar a planejar o seu projeto. Mas isto já é assunto para um próximo post. Lembre-se que essas são algumas dicas e não uma fórmula de bolo, cada profissional segue a sua forma de atuação.

Artigo enviado pela Natália Alves, webwriter e analista de marketing digital.

Painel

Este post foi enviado por um leitor e não representa, necessariamente, a opinião do blog. Isso representa nossa aposta na pluralidade de opiniões e visões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *