Não basta ter bom conteúdo; também é preciso que ele seja “elegante”

Além de relevante, o conteúdo pode se tornar ainda mais atraente sendo… atraente!

Há muito tempo todos falam sobre a importância de um conteúdo de qualidade na web. Ter informações realmente relevantes para o público é uma questão imprescindível, além de ser a base da sobrevivência, pois nossos leitores estão cada vez mais exigentes e é assim que deve ser. No entanto, apesar da fundamental importância do conteúdo, não podemos negar que a estrutura na qual ele esteja inserido é extremamente importante.

Uma prova disso? A febre que tomou conta do Facebook, através das mensagens, muitas vezes pequenas frases, que aparecem inseridas em uma imagem de fundo, contextualizada. Ora, muitas vezes vimos as mesmas frases circulando no próprio Facebook, sem a metade do impacto.

Sem dúvida que a imagem funciona como um attencion getter, mas serve para nos lembrar de que uma imagem fala mais que mil palavras. Exatamente por isso, é de extrema importância atentar para o visual do seu blog/site, pois ele é o primeiro impacto que seu leitor terá e pode definir, ou não, se ele lerá o seu conteúdo. É a isca.

Outra dica importante é em relação à poluição visual, que se torna verdadeira gritaria silenciosa causada por informações mal arranjadas na mente do leitor. Quanto mais elementos dispostos, menor tende a ser a atenção desprendida a cada um deles. Por isso, cuidado com o gadgets e banners em excesso ou fora de contexto. Eles podem, ao invés de estimular seu público, afastar por cansar a visão ou simplesmente distraí-lo e impedir que ele absorva o que realmente importa, o conteúdo.

Muitas vezes queremos dar um destaque maior aos banners devido à monetização do blog, mas vale lembrar que o anunciante só está ali devido ao tráfego que o canal possui. Então de que adianta enfatizar os banners se a fonte de tráfego é o conteúdo? Um bom exercício para isso é elencar as prioridades. Primeiro entender e enfatizar o que faria o seu leitor ficar no site/blog. Em seguida, o que se quer falar primeiro. Somos nós quem devemos conduzir a navegação, o passeio. Nós somos os guias desse roteiro e, para isso, devemos pensar de forma análoga a dos leitores.

Confira também  Chegou a era do conteúdo relevante

Além disso, lembre que o acesso por celular teve aumento vertiginoso e continua crescendo cada vez mais. Seu site/blog está preparado para a levada do mobile? Pensar o site para tecnologias diferentes faz parte do planejamento da arquitetura da informação e sempre dá um retorno interessante.

No mais, o conselho é o mesmo de sempre: bom senso. Um site bonito, com uma estrutura de apresentação da informação interessante e com bom conteúdo é imbatível. Lembre-se de que o conteúdo é o presidente, mas o layout e a disposição das informações são a equipe de marketing que permitem que ele esteja lá. ;D

E você? O que pensa? Um grande abraço e um dia repleto de sucessos!

Artigo enviado pela Elizabeth Cunha, coordenadora de marketing. 

Painel

Este post foi enviado por um leitor e não representa, necessariamente, a opinião do blog. Isso representa nossa aposta na pluralidade de opiniões e visões.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *