Branding e personal branding: a importância das cores na criação de valores

Investir nas cores certas pode trazer bons resultados para o branding da marca ou personal branding do profissional.

As cores representam para as marcas muito mais do que um visual agradável ou uma identidade única. Com as cores certas sua empresa agrega atributos para com a marca, estabelece emoções com os consumidores, firma seu posicionamento frente aos concorrentes e, principalmente, podem ser usadas como poderosas ferramentas de branding e, porque não, de personal branding.

A questão a ser trabalha não é qual a sua cor favorita, mas sim qual é a cor que repassa os valores e atributos que sua marca tem. As cores podem ser ótimos mecanismos de comunicação. Ou você acha que é por acaso que o McDonald’s é vermelho e amarelo e a IBM e Dell levam a cor azul? As cores devem fazer parte da marca, serem parte de um todo que constrói os valores de uma empresa ou de um profissional em particular.

Essa transmissão de atributos ocorre quando planejamos que o nós, profissionais, ou a empresa, pretendemos repassar. A cor azul traz significados como paz, integridade, confiança ou inteligência, o que vemos em empresas como a Dell ou IBM. O verde pode repassar otimismo, algo relacionado com a natureza, com sorte ou relaxamento, muito utilizado em produtos de beleza. O amarelo passa criatividade, energia, atenção ou algo relacionado com o intelecto, usado por diversas agências de comunicação.

Já no caso do laranja, que é a cor deste blog, o que se pretende repassar é um conceito que leve energia, determinação, competição, sucesso, produtividade e força. É um posicionamento frente ao mercado, já que este canal contém artigos opinativos e argumentativos. Linha semelhante que o vermelho passa, como determinação, força, amor, energia, ação ou coragem, imagem que vemos na Cola-Cola.

Não deixe de assistir ao vídeo e conferir outros conceitos relacionados com as cores. Analise qual é compatível com a sua empresa ou com você. Procure repassar a essência da sua marca através das cores e descubra como elas podem ser fundamentais para a sua comunicação.

Confira também  Big data e internet das coisas para salvar vidas em UTIs

Ton Torres

Jornalista e blogueiro. Pós-graduado em Tecnologia, Formação de Professores e Sociedade pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e pós-graduado em Jornalismo Científico pela Unicamp. É mestrando em Divulgação Científica e Cultural (MDCC) também pela Unicamp.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *