A diferença entre ter um blog e ser blogueiro

Há uma diferença marcante entre ser um blogueiro, ter um blog e achar que é um blogueiro por ter algo parecido com um blog. Apesar das diferenças quase sutis na maioria das vezes, generalidades nunca são bem-vindas nesse segmento, ainda mais em um contexto digital conectado em rede.

Jornalistas que mantêm colunas em portais ou sites não são blogueiros, e suas colunas não representam um blog. São colunas em portais, atualizadas de vez em nunca. Blogs requerem uma linguagem e um comportamento próprios.

Porém ter um blog não faz de você um blogueiro. Blogueiro é o cara comprometido com a causa, seja ele super famoso ou apenas um anônimo que mantém fielmente sua página. Ter apenas um blog onde você cospe palavras não o faz um blogueiro. Blogueiro é aquele que participa de algo maior, de um contexto maior, de uma filosofia maior. Blogueiro é quem leva a sério o termo “blogosfera”.

Nesses últimos dias o @midia8 ficou com instabilidade e chegou a ficar várias vezes fora do ar. Tudo isso se deve a um único fator: comprometimento. Sim, comprometimento. Na busca por algo cada vez mais bacana para com os leitores, mudamos layout, logo, configurações, plataforma, servidor e alguns posicionamentos editoriais. Alguns problemas surgiram no meio do caminho, por isso demos um passo para trás para, só com mais firmeza, prosseguirmos com as mudanças.

Confira também  Home office: 5 dicas para não cair na rotina

Erramos o tempo todo, mas tentamos aprender com nossos erros. O blogueiro que nunca errou nunca foi um blogueiro. Outro dia um grande colega e um dos principais profissionais de digital do país levantou a questão sobre os cuidados com egos inflados nas redes sociais. Muita gente não gostou. Mas puxo aqui outra vertente: se há um ego nas mídias sociais – e acredito que exista – ele começou com os blogs. Tem muita gente achando que é blogueiro porque acha que tem um blog.

Ton Torres

Jornalista e blogueiro. Mestre em Divulgação Científica e Cultural (MDCC) pela Unicamp. Pós-graduado em Tecnologia, Formação de Professores e Sociedade pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e pós-graduado em Jornalismo Científico (Unicamp).

0 thoughts to “A diferença entre ter um blog e ser blogueiro”

  1. considerando o histórico de vs e o peso que o blogmidia8 tem no universo de cultura digital do Brasil essas falhas são pequenas : tava na hora de ver vs errarem… rsrsrsr… acreditem: eu nunca errei um arremesso no basquete, enquanto o Michael Jordan já errou vários… deve ser porque eu nunca joguei basquete… parabéns pelo trabalho, pelos artigos e pela transparência e por serem essa 'faculdade' de mídias sociais…

    1. Confesso que no começo achei que ia ser um comentário super crítico, mas vi que no final você faz uma comparação incrível. Muito obrigado pela confiança e credibilidade, Emerson! =)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *