Os blogs são indispensáveis para o jornalismo digital

O jornalismo digital é uma modificação e alteração de si mesmo. Enquanto o digital impacta e imputa novos olhares sobre o chamado jornalismo tradicional, o digital revoluciona-se e adapta-se de maneira instantânea aos contemporâneos cenários presentes na sociedade. Porém, não é necessário apenas estar ciente dessas transformações; é preciso vivenciá-las.
 
Os blogs estão sendo apontados por diversas pesquisas e estudos como mídias indispensáveis para o jornalismo online, pois já é caracterizado que a personalização de conteúdo por parte dos leitores não é atrativa. Alguém precisa atuar como filtro seletor e produtor em uma sociedade hiperconectada e com abundância de informações. Todos querem consumir, mas nem todos querem produzir e selecionar conteúdo.
 
O excesso de informações não é culpa da internet, mas a facilidade com que podemos nos perder nesse emaranhado complexo informacional é culpa dela. O jornalismo digital precisa compreender que a sua essência deve ser multicanal, transformando dados em contexto e contexto em histórias para visões cada vez mais segmentadas e customizadas.
 
Os blogs profissionais jornalísticos utilizam o próprio jornalismo digital para fazer jornalismo digital. Não precisam, necessariamente, trilhar o batido caminho da reputação jornalística tradicional para só depois a forçarem a se adaptar a um mundo conectado e instantâneo. Dizem que a mídia se reinventa a cada nova mídia existente. Os blogs reinventam um novo jornalismo para uma nova sociedade.

Ton Torres

Jornalista e blogueiro. Mestre em Divulgação Científica e Cultural (MDCC) pela Unicamp. Pós-graduado em Tecnologia, Formação de Professores e Sociedade pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e pós-graduado em Jornalismo Científico (Unicamp).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *