Os blogs estão ganhando cada vez mais notoriedade quanto ao profissionalismo, apresentando alto poder de penetração em segmentos específicos de públicos e entregando um conteúdo informativo customizado. Com isso, conseguem dialogar com setores que não são atingidos pelos grandes veículos de massa.

Entretanto, os blogs profissionais não devem ficar restritos somente a jornalistas profissionais, aspirantes ou demais produtores de conteúdo. A criação, o gerenciamento e a edição de um blog são excelentes exercícios para estudantes de comunicação, principalmente para aqueles que cursam a graduação em jornalismo e logo estarão diante de um mercado cada vez mais competitivo.

O processo de curadoria de um blog requer muito empenho, profissionalismo e, acima de tudo, alto desempenho de produção, já que aliar conteúdo diferenciado, pitadas de design e táticas de marketing são fundamentais para a manutenção dessa mídia. Aliás, não difere muito das novas exigências que o campo da comunicação está imputando no jornalismo, obrigando os profissionais de mídia a ampliarem de maneira considerável seus leques de conhecimentos e atuações práticas.

Um blog como exercício para estudantes de jornalismo possibilita que o aluno crie o hábito diário da escrita mesmo nos dias em que a inspiração não é uma aliada. Criar sistemas de pautas aleatórias é uma ótima maneira de o estudante produzir um conteúdo mediante um tema imposto, aperfeiçoando, dessa maneira, suas habilidades de criar rápidas conexões e gosto pela produção de artigos fora da sua zona de conforto.

Unindo teoria e prática

Outro viés interessante é quanto às demais vias do jornalismo. Em um blog é possível ampliar suas capacidades como fotógrafo, já que isso implicaria na aquisição de mais conhecimentos técnicos sobre fotografia, assim como a produção de vídeos colocaria o estudante em uma aprendizagem constante para roteirizar, produzir e editar curtas.

A habilidade de se manter um blog profissional possibilita que o estudante de jornalismo descubra novos estilos de escrita, usando a plataforma como laboratório para com seu público de nicho estabelecido. Isso tem suma importância, pois auxilia o aluno a estabelecer um padrão em seus textos, criando uma “assinatura” em seu estilo de produzir artigos, além de melhorar consideravelmente a qualidade desses artigos, pois na escrita diária é possível trabalhar de maneira mais eficiente em seus erros.

Os blogs são excelentes ferramentas de exercícios para estudantes de comunicação e jornalismo. Estabelece para com o aluno um ambiente favorável para a prática da escrita, além de possibilitar um aperfeiçoamento ímpar em diversas áreas importantes para o jornalista digital. Não seria nada de atípico se tal ferramenta fosse de uso obrigatório dentro da academia, unindo teoria e prática de uma maneira extremamente eficiente.

Texto no Observatório da Imprensa.