Blogs como negócio: renovando estratégias

Se você enxerga e trabalha seu blog como um negócio (fonte de renda confiável) e atua diariamente de maneira profissional com ele, é preciso ter em mente que estratégias vão e vem e que muitas vezes, mesmo com um blog interessante, é preciso renovar alguns pontos fundamentais para que sua mídia não acabe saturada e, consequentemente, perdendo território diante de outros canais que lidam com a mesma temática ou assunto. Renovar é preciso, mas o que é preciso renovar?

A principal estrutura de um blog é o seu conteúdo. É através dele que leitores e, obviamente, anunciantes, irão aparecer. Porém ter um conteúdo interessante e viável nem sempre é fácil, principalmente se você não possui uma linha editorial interna para trabalhar. Qual é a posição do blog? Quem fala pelo blog? O que e como o blog se posiciona sobre determinados assuntos? Ao ter sua linha de conteúdo bem delineada e clara, inclusive com a participação de autores esporádicos, é mais fácil identificar a “cara” do blog.

Entretanto outros fatores como estrutura, logomarca, plataforma e redes sociais devem estar sempre em pauta. Para o seu negócio (blog), qual é a melhor plataforma de CMS (sistema de gestão de conteúdo) existente? Nem sempre o que está na moda é o ideal para você, assim como os canais sociais que você utiliza. Onde o seu blog deve estar? Aliás, onde realmente o seu público está? Realmente é necessário uma conta no Pinterest?

Confira também  Como elaborar uma estratégia de redes sociais para blogs

Apesar de supostamente superficiais, esses pontos são fundamentais na elaboração de um plano de negócios para o seu canal, até porque nunca é fácil lidar com o contato direto com leitores, anunciantes, agências e parceiros de forma isolada, já que muitos blogueiros trabalham sozinhos em seus veículos e não requerem uma estrutura mais solidificada para lidar com questão que envolvem, por exemplo, itens como programação ou finanças.

É de suma importância sempre analisar a sua atuação perante o seu segmento e, principalmente, renovar quando preciso. Seja trabalhando em questões técnicas ou fazendo parcerias para que o conteúdo seja ainda melhor, todo blog deve, em algum momento da sua vida digital, revisar sua filosofia e responder a seguinte questão: será que não estou envelhecendo? Lembrando que maturidade é uma coisa e envelhecer é quando seu canal começa a ser possivelmente descartável pelo público.

Ton Torres

Jornalista e blogueiro. Mestre em Divulgação Científica e Cultural (MDCC) pela Unicamp. Pós-graduado em Tecnologia, Formação de Professores e Sociedade pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e pós-graduado em Jornalismo Científico (Unicamp).

2 thoughts to “Blogs como negócio: renovando estratégias”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *