Blogs como negócio: renovando estratégias

Se você enxerga e trabalha seu blog como um negócio (fonte de renda confiável) e atua diariamente de maneira profissional com ele, é preciso ter em mente que estratégias vão e vem e que muitas vezes, mesmo com um blog interessante, é preciso renovar alguns pontos fundamentais para que sua mídia não acabe saturada e, consequentemente, perdendo território diante de outros canais que lidam com a mesma temática ou assunto. Renovar é preciso, mas o que é preciso renovar?

A principal estrutura de um blog é o seu conteúdo. É através dele que leitores e, obviamente, anunciantes, irão aparecer. Porém ter um conteúdo interessante e viável nem sempre é fácil, principalmente se você não possui uma linha editorial interna para trabalhar. Qual é a posição do blog? Quem fala pelo blog? O que e como o blog se posiciona sobre determinados assuntos? Ao ter sua linha de conteúdo bem delineada e clara, inclusive com a participação de autores esporádicos, é mais fácil identificar a “cara” do blog.

Entretanto outros fatores como estrutura, logomarca, plataforma e redes sociais devem estar sempre em pauta. Para o seu negócio (blog), qual é a melhor plataforma de CMS (sistema de gestão de conteúdo) existente? Nem sempre o que está na moda é o ideal para você, assim como os canais sociais que você utiliza. Onde o seu blog deve estar? Aliás, onde realmente o seu público está? Realmente é necessário uma conta no Pinterest?

Confira também  Blogs: ferramentas essenciais para estudantes de jornalismo

Apesar de supostamente superficiais, esses pontos são fundamentais na elaboração de um plano de negócios para o seu canal, até porque nunca é fácil lidar com o contato direto com leitores, anunciantes, agências e parceiros de forma isolada, já que muitos blogueiros trabalham sozinhos em seus veículos e não requerem uma estrutura mais solidificada para lidar com questão que envolvem, por exemplo, itens como programação ou finanças.

É de suma importância sempre analisar a sua atuação perante o seu segmento e, principalmente, renovar quando preciso. Seja trabalhando em questões técnicas ou fazendo parcerias para que o conteúdo seja ainda melhor, todo blog deve, em algum momento da sua vida digital, revisar sua filosofia e responder a seguinte questão: será que não estou envelhecendo? Lembrando que maturidade é uma coisa e envelhecer é quando seu canal começa a ser possivelmente descartável pelo público.

Ton Torres

Jornalista e blogueiro. Mestre em Divulgação Científica e Cultural (MDCC) pela Unicamp. Pós-graduado em Tecnologia, Formação de Professores e Sociedade pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e pós-graduado em Jornalismo Científico (Unicamp).

2 thoughts to “Blogs como negócio: renovando estratégias”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *