Blogs: como escolher um nicho de atuação

Escolher um ramo para trabalhar com seu blog requer planejamento e dedicação

Muitas pessoas sempre se questionam sobre qual ramo ou segmento específico devem atuar quando pretendem abrir um blog. Bom, para começarmos essa conversa, o ideal seria dividirmos essa atuação em 2 grandes blocos: os blogs pessoais e os blogs com os quais seus donos pretendem gerar lucros ou ganhar status profissional.

Blogs pessoais

No primeiro caso, quando o interesse é única e exclusivamente prazeroso, o mais correto é criar o blog sem muito planejamento (leia sem traçar um planejamento tal como seria em um blog profissional) e partir para a produção de textos. Vale lembrar que um canal que trabalha com temas mais alinhados em grande parte do tempo e que jamais deixa o leitor na não (publica de forma regular) ganha mais notoriedade do que aquele blog que só é acessado pelo autor algumas vezes por mês.

Blogs profissionais

Já no segundo caso o ideal é, antes de tudo, ter noção do mercado que te espera. Já existem muitos blogs sobre redes sociais e mídias digitais? Tá, e daí? Entrar em um mercado competitivo não significa, necessariamente, que você irá fracassar. Se você tem um planejamento de atuação para com o seu blog e quer seguir esse desenrolar de forma profissional e estruturada, suas chances de ganhar notoriedade são realmente altas, mesmo abordando temas já muito trabalhados.

É necessário analisar o seu ramo de atuação como profissional. É um veterinário, jornalista, médico ou artista plástico? Manter um blog sobre determinado assunto implica na suposição de que quem o mantém tem mínimas condições e faculdades sobre aquele assunto. O blog que você quer manter é de um assunto que lhe soa familiar? Ótimo, já temos um grande avanço.

Confira também  Como elaborar uma estratégia de redes sociais para blogs

O segundo passo é observar quais são os blogs mais influentes nessa área que você pretende seguir, pois será de suma importância que sua atuação ofereça algo inovador em troca. Há muitos blogs de moda? Okay, crie um canal com críticas mais elaboradas que talvez esses leitores não encontrem em outros blogs. Isso é só um exemplo da imensidão de possibilidades que você pode e deve se aventurar.

Outra saída é escolher um tema em que você possua propriedades para atuar e que seja muito mal explorado, tal como algum segmento super específico do jornalismo literário, por exemplo. Corre-se o risco de estreitar demais o seu alcance de público, porém pode tornar o blogueiro em um profissional reconhecidamente notório nesse setor. Tudo varia conforme o que você pretende com o seu blog e até onde você quer ir com ele.

No mais, planejamento e conhecimento são os pontos principais para quem quer entrar nesse mundo fantástico que é a mídia blog. Vale lembrar que reconhecimento só vem com o tempo e, é claro, depois de um trabalho muito bem produzido que realmente chame a atenção dos leitores. Não se decepcione com os números baixos logo no início, pois o único lugar em que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário, já dizia o sábio Einstein. =)

Ton Torres

Jornalista e blogueiro. Pós-graduado em Tecnologia, Formação de Professores e Sociedade pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e pós-graduado em Jornalismo Científico pela Unicamp. É mestrando em Divulgação Científica e Cultural (MDCC) também pela Unicamp.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *