5 motivos para sua assessoria não enviar um release a um blog

Divulgar determinado material informativo é essencial para uma assessoria de imprensa. Difundir um conteúdo em diversos jornais, sites ou blogs especializados no tema é fundamental, já que demonstra um trabalho interno muito bem estruturado e delineado. O que não pode acontecer é crer que determinadas páginas, como os blogs, são meros receptores de absolutamente qualquer conteúdo.

Não é incomum perceber que muitas assessorias de imprensa querem empurrar releases sobre assuntos que, nem de longe, se assemelham com o que é trabalhado pelo blog. Deve-se ter em mente que o responsável pela página, seja um profissional de comunicação ou apenas um usuário comum, tem a total liberdade de publicar ou não aquele conteúdo.

Pensando nisso, listei 5 motivos para um release não ser enviado a um blog. Confiram:

1. Blog não é lata de lixo

Seu release não procurou nem ao menos respeitar as regras básicas da língua portuguesa. Além de mal escrito, tem péssima formatação e não se alinha ao público ou perfil de usuários que acompanham aquela determinada página, seja por motivos geográficos, sociais ou porque foge do tema abordado. Tenha em mente que blogs não são receptores passivos de conteúdo e muitos deles não necessitam desesperadamente de material de terceiros para se manterem atualizados.

2. Seu público não é o mesmo do blog

Se o blog trabalha a linha de assuntos automobilísticos, por qual motivo, razão ou circunstância você envia um conteúdo que aborda o segmento imobiliário? Salvo por raríssimas exceções, criar combinação com temas diferentes é altamente perigoso, já que pode ferir e criar um incômodo totalmente desnecessário, tanto no público do blog quanto nos clientes da empresa. Faça a lição de casa e verifique se empresa e blog falam a mesma língua e com os mesmos clientes.

3. Blogueiro não fica o dia todo sem fazer nad

Não ache que um blogueiro fica em casa fazendo absolutamente nada. Um blogueiro sério trabalha de maneira igualmente séria na gestão de sua página. Enviar um release e obrigar o blog a postá-lo em horas ou minutos demonstra que sua assessoria deixou todo o trabalho para última hora. Salvo raríssimas exceções novamente, um conteúdo emergencial, quando relativamente interessante para o blog e seu público, deve ser enviado, sim, mas quando há uma conversação com o responsável pelo blog. Obrigar que o conteúdo seja publicado é ter a certeza que ele nunca será publicado.

Confira também  Home office: 5 dicas para não cair na rotina

4. Blog não é página de classificados

Pode até existir blogs que trabalham única e exclusivamente na divulgação de material publicitário ou ações de forma gratuita, mas não é o caso de todos. Se o seu release é informativo e interessante, pode ter a certeza que um blogueiro sério irá publicá-lo. Porem caso seu conteúdo seja estritamente publicitário, envolvendo a promoção da empresa ou de determinado serviço, ele será caracterizado como anúncio e haverá uma cobrança pelo serviço. Saiba, primeiro, qual o formato do seu material para, só assim, enviá-lo aos meios escolhidos.

5. Nunca houve conversação com o blog

Se o blog não publicou seu conteúdo, talvez seja porque nunca houve uma conversação direta com ele. Estabeleça um diálogo com uma gama de blogueiros influentes, mas tratando-os de maneira profissional. Só procurar um blog na época da divulgação de um release faz com que sua empresa crie obstáculos no lugar de aliados. Individualização na hora do envio, contato direto com o blogueiro e uma via livre de diálogo ajuda na construção de uma “amizade profissional virtual”.

A sua empresa não tem essa postura? Então não deixe de enviar seu release.

Ton Torres

Jornalista e blogueiro. Mestre em Divulgação Científica e Cultural (MDCC) pela Unicamp. Pós-graduado em Tecnologia, Formação de Professores e Sociedade pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e pós-graduado em Jornalismo Científico (Unicamp).

2 thoughts to “5 motivos para sua assessoria não enviar um release a um blog”

  1. Lindo post. Estava pensando sobre isso nestes dias. Além de releases que não passam nem perto do assunto do blog, algumas marcas querem propôr parcerias onde a vantagem está de um lado só, ou escrever posts como convidados, sendo que o que querem mesmo é um post patrocinado sem gastar dinheiro.

    Não tenho nada contra releases, alguns até me interessam mesmo, mas acho que realmente tem que ser um conteúdo filtrado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *