7 ferramentas para gerar infográficos a partir das redes sociais

7 ferramentas para gerar infográficos a partir das redes sociais: WolframAlpha
404 Flares Twitter 202 Facebook 169 Google+ 18 Pin It Share 2 LinkedIn 13 Email -- 404 Flares ×

Melhorar a qualidade da visualização dos dados continuamente é uma tarefa de qualquer indivíduo que trabalhe com marketing, publicidade ou informação. A capacidade de elaborar relatórios que consigam efetivamente impactar o cliente e demonstrar a grandeza dos dados é um diferencial para quem vive este mercado.

Abaixo separei alguns sites/softwares que oferecem interessantes esquemas de visualização de dados, seja automaticamente ou através da inserção manual de dados:

1. WolframAlpha

7 ferramentas para gerar infográficos a partir das redes sociais: WolframAlphaÉ um software para gerar gráficos de fácil digestão a partir do seu perfil pessoal. Apesar de considerá-lo pouco útil do ponto de vista comercial, penso que ele poder oferecer insights para construção de outros tipos de gráficos. Também é interessante para você analisar melhor o seu comportamento nas redes sociais. Confira aqui.

2. Visual.ly

7 ferramentas para gerar infográficos a partir das redes sociais: Visual.lyÉ outro site que produz belos infográficos a partir dos seus dados no Twitter, Facebook ou LinkedIn. Você pode customizar alguns deles para gerar infográficos interessantes. Se você partir para o uso pago da ferramenta, poderá produzir infográficos também para fanpages e marcas. Com o Visua.ly, você pode visualizar os dados de forma lúdica a partir de uma hashtag utilizada em alguma promoção de uma marca Twitter. Confira aqui.

3. Facebook Insights

7 ferramentas para gerar infográficos a partir das redes sociais: Facebook InsightsMesmo usado de forma rasa, já oferece uma visualização de dados muito interessante. Os gráficos que cobrem idade, sexo e localização, por exemplo, são excelentes para a tomada de decisão na elaboração de campanhas de marketing nas redes sociais. No entanto, ainda mais interessante, é a possibilidade de exportar dados para o Excel e processá-los de diferentes e criativas formas. Aos poucos, você construirá uma sólida base de dados que poderá ser usada para análise de períodos maiores, função que não é oferecida no uso da ferramenta a partir do próprio site. Confira aqui.

4. Leaflet

7 ferramentas para gerar infográficos a partir das redes sociais: LeafletSe você está interessado em produzir mapas, o Leaflet pode ser a ferramenta ideal. Criada por Vladimir Agafonkin, a tool usa o OpenStreetMap e pode ser baixada para desktop ou através de dispositivos mobile. O diferencial desta ferramenta é a grande quantidade de plug-ins que você pode instalar, permitindo criar mapas de calor, camadas e elementos visuais para incrementar o seu mapa. Confira aqui.

5. Infogr.am

7 ferramentas para gerar infográficos a partir das redes sociais: Infogr.amÉ uma ferramenta poderosíssima para a criação de gráficos e para a exibição de dados. Com ele, você poderá dispensar o seu DA em diversos momentos e, mesmo assim, criar peças para discutir e apresentar informação com qualidade. Confira aqui.

6. Piktochart

7 ferramentas para gerar infográficos a partir das redes sociais: PiktochartÉ um site para elaboração de infográficos. Oferece muitas opções de edição. Pode ser bastante útil na produção e organização de dados simples para uma marca. Confira aqui.

7. Easel.ly

7 ferramentas para gerar infográficos a partir das redes sociais: Easel.ly

Mais uma ferramenta para elaboração de gráficos e infográficos é o Easel.ly. Possui uma versão gratuita e uma paga com mais features. Também oferece algumas opções interessantes para a produção e visualização de dados. Confira aqui.

Planejamento digital e redator web na Leiaute Propaganda. Pós-graduando em marketing na FGV. Interessado em narrativas transmidiáticas, livros digitais, redes sociais, cibercultura, novas tecnologias, comunicação, marketing e toda a rede.

3 Responses

Deixe uma resposta

Cadastre-se em nossa newsletter

  • Receba dicas diretamente no seu e-mail
  • Fique por dentro das novidades do blog
  • Seu e-mail nunca será compartilhado com terceiros