5 necessidades humanas satisfeitas pelo uso de mídias sociais

501 Flares Twitter 52 Facebook 363 Google+ 17 Pin It Share 0 LinkedIn 69 Email -- 501 Flares ×

5 necessidades humanas satisfeitas pelo uso de mídias sociaisHá algumas décadas, Abraham Maslow propôs um modelo a respeito das necessidades humanas que precisam ser satisfeitas dentro de um contexto geral e organizacional. Foi criada a famosa pirâmide das necessidades de Maslow, onde o autor sugere que o ser humano busca ter suas necessidades fisiológicas, de segurança, relacionamento, estima e realização satisfeitas nessa ordem. Pegando um gancho na teoria de Maslow, quero expor agora 5 necessidades humanas atuais que podem ser satisfeitas através das mídias sociais. Na verdade, as mídias sociais elevam a satisfação dessas necessidades e nós precisamos conhecê-las.

1. Relacionamento

Nós, seres humanos, somos totalmente relacionais. Nossa espécie vive em grupo e temos necessidade de estarmos juntos de outras pessoas. Vivemos em família, amigos, tribos, religião, etc. Sempre estamos inseridos num grupo no qual nos identificamos. Essa é a grande primeira causa do uso em excesso de mídias sociais. Através delas, podemos nos relacionar com milhares de pessoas. Podemos pertencer a comunidades e grupos, podemos nos relacionar sem a barreira geográfica. As mídias sociais potencializam nossa satisfação em relacionamentos.

2. Externalização

Usei essa expressão para dar um sentido mais geral nesse ponto. Todos nós temos a necessidade de externalizar nossos pensamentos e sentimentos. Num mundo corrido como o de hoje, essa necessidade passa a ser um desafio ainda maior. Não temos mais tanto tempo para sentar e ter uma longa conversa. Precisamos contar o que está por dentro, e nada melhor do que as mídias sociais para fazermos isso. É nossa porta de saída para o mundo. Agora podemos externalizar a qualquer hora, em tempo real, para todos.

3. Aprendizad

A busca pelo conhecimento nunca saiu da cabeça humana. Estamos descobrindo o novo desde o tempo das cavernas. Antes as descobertas eram lentas, mas hoje estamos aprendendo algo novo a cada segundo. Onde buscar esse conhecimento a jato? Nas mídias sociais! Usuários estão buscando conteúdo e mais conteúdo para descobrir o novo, buscar inovações e renovar a mente. As mídias sociais são um banquete de conhecimento e satisfazem nossa sede de aprendizado.

4. Colaboração

Aqui está uma necessidade que fará a diferença se for bem satisfeita. A colaboração está, atualmente, no centro da vontade humana mais do que nunca. Queremos ajudar, participar e promover algo em torno de um bem comum. Queremos fazer parte de algo maior. Queremos nos juntar a uma causa e colaborar com algo importante. É a necessidade de espírito que Kotler defende no seu livro Marketing 3.0. As mídias sociais são, de novo, nosso canal de satisfação, possibilitando a colaboração mútua em grandes e diversas causas. Isso faz bem para a consciência humana.

5. Reconhecimento

Para finalizar, chegamos ao resultado final de nossas ações: reconhecimento. Sempre estamos buscando por reconhecimento e isso não é nada ruim. Todos merecem o seu devido reconhecimento. Aqui está outro grande poder de satisfação das mídias sociais. O fato de ser reconhecido publicamente fica ainda melhor na frente de milhares de pessoas na web. Reconhecer é motivar e fidelizar! Talvez essa seja a necessidade mais fácil de satisfazer, um simples RT /curtir/compartilhar/mencionar faz a diferença.

O desafio agora é refletir sobre essas necessidades e traças estratégias e ações para satisfazê-las. Mesmo sendo complexas e muito importantes, não é difícil gerar satisfação através das mídias sociais. Os usuários estão gritando por elas, satisfaça e você ganhará mais que clientes, ganhará seguidores e fãs, no sentido real dessas palavras.

Por Pedro Pamplona, especializado em marketing digital e social media. @pedromcp

Este post foi enviado por um leitor e não reflete, necessariamente, a opinião do blog. Apostamos e defendemos a pluralidade de ideias e opiniões. Para compartilhar um artigo, basta enviá-lo para o e-mail painel@blogmidia8.com

Deixe uma resposta

Cadastre-se em nossa newsletter

  • Receba dicas diretamente no seu e-mail
  • Fique por dentro das novidades do blog
  • Seu e-mail nunca será compartilhado com terceiros