Facebook apresenta botão de assinatura para seguir perfis

31 Flares Twitter 0 Facebook 19 Google+ 2 Pin It Share 0 LinkedIn 10 Email -- 31 Flares ×
O Facebook lançou essa semana um botão de assinaturas que permite ao usuário “seguir” determinados contatos, mesmo que não tenha tal perfil conectado à sua rede de amigos. Isso é uma tentativa clara de continuar firme na briga conta o Google Plus, que apesar de não ser uma rede social, deu uma boa incomodada no gigante das redes sociais.
A novidade permitirá que usuários definam se suas atualizações serão públicas, onde qualquer um poderá assinar e acompanhar, ou se serão privativas para determinados grupos específicos. A sacada aqui é poder escolher entre todas as publicações ou as mais importantes, dando prioridade a perfis com conteúdo realmente significativo.
Você sempre recebeu notificações das atualizações de seus amigos. Agora, é possível selecionar quais contatos merecem sua atenção, além de acompanhar publicações de pessoas que você não tem uma ligação na rede. Só é preciso um pouco de atenção nesse caso, pois todas as suas mensagens públicas poderão ser assinadas por qualquer usuário. Então é recomendável analisar o que você compartilha abertamente e o que prefere deixar no privativo.
O novo recurso ainda permite que quando for habilitar a novidade, o usuário escolha quem poderá comentar suas publicações e de quem ele quer receber as notificações quando novas assinaturas forem feitas. Todo esse trabalho visa dar ao Facebook melhores ferramentas no combate à sua fama de “monstro da privacidade”, já que milhares de ocorrências graves por falhas nesse quesito têm causado certo desconforto para a rede.
Outro fator interessante é que as marcas não terão essa opção, já que para elas o certo a fazer, segundo as regras do Facebook, é manter fanpages, e não páginas pessoais. Para quem ainda tem dúvidas quanto a isso, leia o post “Empresas no Facebook: perfil pessoal ou fanpage?“. Você ainda vai poder acompanhar em uma lista quem está te seguindo. Para habilitar o novo recurso bastar clicar aqui.
Lista de amigos


Para os que reclamavam de falta de praticidade, o Facebook anunciou um sistema de lista, divididos em 4 grupos principais, como família, trabalho, escola e moradores de uma determinada região. A novidade permitirá que os usuários escolham com quais grupos irão compartilhar conteúdo. A exclusão ou adição de novos contatos nos grupos poderá ser feita a qualquer momento.
Por Cleyton Carlos Torres, jornalista e blogueiro.

Jornalista e blogueiro. Pós-graduado em assessoria de imprensa, gestão da comunicação e marketing e pós-graduado em política e sociedade no Brasil contemporâneo.

Deixe uma resposta